segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

As importâncias que se cruzam

Voltando a ativa, seguem algumas pinçadas da Danielle Jordan, do AmbienteBrasil


A importância da floresta para o equilíbrio do clima
Em janeiro, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Antonio Nobre, destacou que a Amazônia tem papel fundamental no equilíbrio do sistema hidrológico da região. Segundo ele, a Amazônia chega a jogar na atmosfera 20 bilhões de toneladas de água em forma de vapor, por dia.
A importância do clima para o equilíbrio da floresta
As mudanças climáticas podem alterar o cenário da floresta. Se o aumento na temperatura chegar a 4C, 85% da floresta poderá ser afetada.
Aumento no desmate
Depois de um ano em vigor do plano emergencial para combate ao desmatamento, lançado em janeiro de 2008 nos 36 municípios que mais desmatavam a Amazônia, as derrubadas cresceram 52% em 14 dessas cidades. Ainda de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe, a redução média, geral, foi de 7%. Um relatório do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, apontou que em apenas cinco anos, 17% da Floresta Amazônica foi destruída. A maior parte do desmatamento ocorreu na porção brasileira da floresta. Como consequência, o desmatamento provocou a extinção de 26 espécies de animais e plantas até 2006, e colocou outras 644 espécies em risco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário